Vulgaríssimo habitante dos aquários, o plati, apelido este que é abreviatura de sua designação cientifica.
Interessante é notar que esse peixe natural é de um pardo azulado ou verde oliva. O ventre guarda esbranquiçada cor e nota-se, bem no meio do corpo, para o lado da uma mancha negra( Dai o nome maculatus) macula que eh bem difícil de ser encontrada nos exemplares de aquário.
Uma espécie de plati a xiphodum que o macho ostenta aquela projeção expicular que lhe deu o nome de espada.
Existe ainda a espécie variegatus em que o macho é amarelo listrado de preto transversalmente e a fêmea prateada ambom com o ventre escuro.
Como informação pratica anota um criador, que nas espécies obtidas por cruzamento de espada as características sexuais demoram a aparecer.Assim, uma suposta fêmea em certo momento a fêmea forma sua nadadeira caudal em espada e deste modo temos um macho .
Os platis azuis ou verdes nascem descoloridos e transparentes, mais tarde tomam cor rosada e de pouco em pouco a sua cor tipica e definitiva.
Qual quer que fora a variedade só aos quatro meses atingem a forma adulta. Essa espécie é ovovivípara e a fêmea da luz de 35 em 35 dias de 10 a sessenta filhotes isso durante os meses mais quentes do ano.
A nadadeira dorsal apresenta 10 raios; a anal, 8 a 9 raios; a ventral 6 raios. A linha lateral é formada de 25 a 27 escamas. O macho atinge 4 cm de comprimento e a fêmea 6 cm de comprimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário