29 de dez. de 2012

Acará disco (Symphisodon discus)

O rei dos aquários, comumente chamado, tem seu nome científico de "Symphisodon discus" (imagem 1) e pertence á família Cichlidae. Espécie Amazônica que é encontrada nos rios Negro e Madeira.
                       
                                                        imagem 1
Reprodução
Depois de movimentos de namoro, com modos desajeitados e dengosos, acompanhados de apropriadas olhadelas de rabo de olho, o par une os beiços, frente a frente, segurando firme, o assim fica por curto período de tempo. No intervalo dos beijos recuam e parecem ameaçar um ao outro. Então  com umas espadadas para diante, parecem mostrar a disposição para um ataque de frente. No último momento a colisão é desviada por um leve movimento lateral do peixe parado. A passagem é sempre feita pela direita. Horas antes da desova a fêmea apresenta um oviduto curto, por onde saem os óvulo, de cor âmbar, poucos de cada vez em fila. Um canal semelhante aparece no macho, por onde sai o liquido espermático. Uma semana após a  reprodução, esse canal desaparece em ambos os sexos. Um ótimo local para depositar os ovos dos peixes é uma barra de ardósia em angulo oblíquo ao vidro. 
Ainda que os pais fiquem dando voltas e abanando os ovos, o fato triste é que depois de dois dias eles comem os ovos, ou os novos peixinhos. Os ovos devem ser separados dos pais depois de um dia. A temperatura ideal éem torno de 29,5°C. 
                            
Formato
Apresenta corpo discoidal, possuindo 9 faixas verticais. Possui cerca de 40 raios nas nadadeiras dorsal e anal. Sua dentição fica na parte anterior de cada maxila.
Atinge 20 cm de comprimento total por 25 cm de altura.
Dimorfismo sexual
O mais aconselhado é esperar que eles se tornem adultos e formem casais. E no período de reprodução você conseguirá distinguir. 
Distribuição geográfica 
América do sul, Bacia Amazônica, rios Negro e Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário