28 de dez. de 2012

Muçum (Synbranchus marmoratus)

O Synbranchus marmoratus (imagem 1) pertence á família Synbranchidae. Espécie encontradas nos açudes, rios e lagos da América Latina. Ele não possui escamas, nadadeiras pares e bexiga natatória. Sua pele é guarnecida de muitas glândulas mucosas, cuja secreção o torna escorregadio. Quando a água desaparece o peixe se enterra, cavando longos tuneis (imagem 2), nos quais permanece por muitos meses. Nesses momentos é totalmente fundamental sua respiração aérea. Oque é fundamental também é a liberação de uma quantidade de muco, e assim se mantém umedecida enquanto alterações na fisiologia dos rins e figado o mantém sem alimentação.
O Muçum é um predador de hábitos noturnos, que se alimenta de presas vivas, principalmente, crustáceos, moluscos e pequenos peixes, mas também de insetos, minhocas e materiais vegetais.
O Muçum pode deslocar de um rio para o outro e sua respiração aérea é fundamental para sua sobrevivência. (imagem 3)
Se compararmos com outras famílias de peixes ósseos (que podem ter centenas de espécies), os Synbranchidae constituem um grupo pequeno, com apenas quatro gêneros e pouco mais de vinte espécies, distribuídos na região tropical da Ásia, na Oceania, oeste da África, América Central e América do Sul.  
O gênero Synbranchus é o único dessa família que ocorre no Brasil, com três espécies popularmente conhecidas como Muçumenguia-do-pântano ou cobra-d’água (embora sejam peixes). A espécie Synbranchus marmoratus é o Muçum mais comum e mais conhecido.
                      
                    
                            
                                                                 imagem 1


                             
                                                                  imagem 2


                              
                                                                   imagem 3


Imagem 2 retirada de: http://www.museudezoologia.ufv.br/bichodavez/edicao25.htm

                                                                                                                           Garden

Nenhum comentário:

Postar um comentário