23 de dez. de 2012

Peixe Panga ( Pangasius hypophthalmus)

Peixe Panga
Após alguns dias sabendo da existência deste peixe, venho aqui falar sobre sua "fama" de peixe podre. Surgiu há algum tempo na internet uma falsa noticia que falava que o Peixe Panga possuía uma carne completa de vermes e que sua origem vinha de rios podres da Asia, mas na verdade o Peixe Panga que nós comemos nos restaurantes, possui qualidade igual ou até mesmo superior a dos nossos peixes. Todos esses boatos foram criados porque o Peixe Panga é mais barato que os peixes que comemos normalmente.
O Peixe Panga é cultivado há mais de 1000 anos no Rio Mekong (imagem 1), que nasce no Planalto do Tibete e depois percorre a China, a Tailândia, o Laos, o Camboja  e o Vietnam.

O Peixe Panga pertence ao gênero Pangassius, e á família Pangasidae. Somente duas espécies são cultivadas no Rio Mekong, a espécie Pangasius bocourti e Pangasius hypophthalmus, mas somente a segunda espécie é destinada a exportação.
O habitat do Peixe Panga tem ph de 6,2 a 8,2 dependendo de onde ele se encontra. Na parte superior do Rio Mekong o ph fica de 6,9 a 8,2 com uma fluidez considerável e a água é relativamente limpa. Já na parte baixa do Rio Mekong a água tem o ph variando de 6,2 a 6,5.
O Peixe Panga pode chegar a 1 metro no seu habitat natural, mas em aquarios chega a 20-30 cm. O pangassius não possui escamas e sim couro. Um detalhe interessante da espécie e sua respiração auxiliar, que funciona com ar atmosférico. A reprodução em cativeiro só é conseguida com aplicação de hormônios retirados da hipófise de peixes da mesma família.



3 comentários:

  1. Então, quer dizer que, nossos rios aqui no Brasil, são mais limpos que os demais - no resto do mundo? Comemos tanta porcaria, que, realmente, não acho adjetivos para qualificá-los. Creio que todo peixe come tudo que se move n'água. Seja o que for!

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc deveria se informar melhor sobre os hábitos alimentares dos peixes, que se diferem entre espécies e habitat.

    ResponderExcluir
  3. Sou de Duas Barras - RJ - BR , coloquei o panga em um açude e com um ano este já havia se reproduzido. Cresce muito rápido e é muito saboroso. Da um filezão bonito e sem espinhas. Muito bom.

    ResponderExcluir